A 6º edição do Festival Música na Estrada estreia em Boa Vista

Categories: Sem categoria




banner-site

O intercâmbio das artes e de pessoas na Amazônia permanece na versão 2016 do “Festival Música na Estrada”, mas com a ampliação do projeto para outras regiões do país. Além de seis cidades da Região Norte: Belém, Boa Vista, Macapá, Manaus, Porto Velho e Santarém, a novidade para este ano é que a Região Centro-oeste será contemplada, e Brasília estará no roteiro da 6ª. Edição do festival. A cidade paraense de Santarém também recebe o “Festival Música na Estrada” pela primeira vez.

O projeto ocorrerá entre os meses de outubro a dezembro de 2016. Este ano a estreia será no dia 14 de outubro em Boa Vista, com a Orquestra de Violões do Amazonas, além de outras atrações, como a Focus Cia de Dança do Rio de Janeiro e a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica. Durante a temporada na capital roraimense, está prevista a exposição do artista plástico Jaider Esbell, índio Macuxi da Amazônia, vencedor do PIPA Online 2016, maior prêmio web de arte contemporânea. Em seguida, a partir do dia 18 de outubro, a cidade de Santarém (PA) receberá o projeto, com apresentações do Quinteto Uirapuru, Amazônia Jazz Band e Filarmônica de Santarém.

cia-focus-as-cancoes_marian-starosta_01

Em novembro, o festival estará a todo vapor com apresentações em Porto Velho, Macapá, Manaus e Belém. Entre as atrações: Conjunto Vocal Ordinarius, Mapo Big Band, Amazonas Filarmônica, Balé Folclórico do Amazonas e Orquestra de Violões do Amazonas.

O projeto traz grandes nomes internacionais, como o pianista Cristian Budu, que estará agraciando a 6a.edição do “Música na Estrada” em Manaus enquanto solista da Amazonas Filarmônica no Concerto para Piano e Orquestra de Robert Schumann. A regência será de Marcelo de Jesus. O festival será contemplado também, com o poderoso som de Yamandu Costa. Esse consagrado violonista e compositor considerado um dos fenômenos da música brasileira de todos os tempos, estará em Manaus, no Teatro Amazonas, no dia 19 de novembro.

Yamandu Costa 1

Um dos destaques da temporada 2016 será o intercâmbio musical inédito entre a Amazonas Filarmônica e a Sinfônica do Theatro da Paz. A troca será realizada em suas respectivas cidades durante as apresentações nas capitais Manaus e Belém. A Amazonas Filarmônica fará a apresentação no Theatro da Paz, onde volta desde seu último recital em 1998. Da mesma forma a Sinfônica do Theatro da Paz ecoará pelo palco do Teatro Amazonas, só que neste caso pela primeira vez num concerto único, tendo como solista o pianista brasileiro radicado em Budapeste, Thiago Bertoldi.

O projeto finalizará suas apresentações na capital federal no dia 6 de dezembro.

A agência cultural Kommitment Produções Artísticas idealizou o “Música na Estrada”, lançando-o em 2011. Segundo o diretor de negócios e coordenador do projeto, Fernando Ramos, o festival cresce potencialmente a cada ano.

“Em 2015, foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 24 apresentações, 300 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 31 professores de música e de dança, 416 alunos e mais de 12 mil pessoas prestigiando as apresentações do festival”,contabiliza o diretor.

Durante o intercâmbio, artistas das capitais citadas se apresentarão em suas cidades e também nas outras, ao lado de convidados de outras regiões do país por meio da música, dança e artes plásticas. As cidades contempladas com o projeto recebem também, oficinas de música e outras artes.

O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da agência cultural Kommitment Produções Artísticas.

Apresentam o projeto o BNDES e a Caixa Seguradora. O patrocínio máster é da Instituição de Ensino Superior Estácio e o patrocínio da Cateno.

O Festival Música na Estrada também está nas redes sociais:
facebook: www.facebook.com/projetomusicanaestrada
instagram: @musicanaestrada




Author: Marcia Ximenez

Deixe uma resposta