A Gaiola

  • 15:00
  • TEATRO SESC GAMA - SIND - QI 1, Brasília - DF, 72445-000




A Gaiola

Espetáculo infantil

Direção e Roteiro: Duda Maia

A-gaiola-01

A Gaiola, divulgação

A Gaiola

A Gaiola é um espetáculo baseado no livro infantil de mesmo nome, indicado ao Prêmio Jabuti, no ano de  2014. Trata-se de um espetáculo musical inédito, adaptado pela escritora Adriana Falcão em parceria  com Eduardo Rios, dirigido por Duda Maia, e estrelado pelos atores-cantores, Carol Futuro e Pablo Áscoli.
A peça conta a história de um passarinho que cai  na varanda de uma menina, e enquanto a menina cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles tem que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”. E, por fim, com a decisão de sair da gaiola, um final otimista e surpreendente. A Gaiola é um espetáculo rico em humor e poesia, que trata de amor, amizade e liberdade.
A adaptação de Eduardo Rios e Adriana Falcão conduz a história convidando, o leitor infantil, a uma reflexão sobre o gostar do outro. Trata-se de uma escrita que valoriza a inteligência do leitor. No espetáculo teatral, a ideia é divulgar esta escrita, sem perder a riqueza e inteligência da autora.
A Gaiola é relevante por ter o comprometimento de compartilhar com as crianças uma  história que trata de amor e separação, de maneira delicada e otimista. Além disso, está  inserido em um importante contexto,  uma vez que envolve literatura, teatro, música e dança: sucesso garantido entre o público infantil e sem dúvida, um programa que irá interessar também aos adultos.
O espetáculo, que teve sua estreia no ano de 2016, fez uma brilhante trajetória se apresentando nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e iniciando 2017 no CCBB de São  Paulo. Marcou presença também, na Mostra Teatro Para Todos (no Rio de  Janeiro), além de São José da Barra (interior de Minas Gerais). Realizou ainda, em março de 2017, uma temporada no Teatro IMPERATOR – Centro Cultural João Nogueira, localizado no Méier no Bairro da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro com total sucesso de público. Nos meses de abril, maio e junho o espetáculo realizou turnê pelo SESC-RJ em 10 unidades. Será a primeira vez que o Festival Música na Estrada ofertará ao público a linguagem teatral dentro de sua programação.

 

Ficha Técnica

Adaptação: Adriana Falcão e Eduardo Rios
Direção e Roteiro: Duda Maia
Elenco: Carol Futuro e Pablo Áscoli
Diretor Assistente: Fábio Enriquez
Direção musical e trilha original: Ricco Viana
Cenário: João Modé
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Flávio Souza
Coreografia Aérea: Leonardo Senna
Identidade Visual: Leonardo Miranda
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Idealização: Camaleão Produções Culturais

 

duda-maia

Duda Maia, divulgação

Direção: Duda Maia

Uma das mais premiadas diretoras brasileiras dos últimos tempos, Duda Maia é formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Trabalhou como diretora de movimento em inúmeras parcerias com ícones da cena brasileira tais como André Paes Leme, João Falcão, Daniel Herz, Aderbal Freire-Filho, Guel Arraes (nos filmes Lisbela e o Prisioneiro, e Romance), João das Neves, Paulo de Moraes e Ivan  Sugahara. Em 2012 assinou a direção do espetáculo infantil “Uma Peça Como Eu Gosto”, da Cia. Histórias Pra Boi  Dormir, juntamente com Lucio Mauro Filho. Com este espetáculo ganhou o prêmio de melhor direção – o Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil 2012. Em 2014, fez a Direção de Movimento de “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Ouvir”, espetáculo de Ivan  Sugahara, trabalho que rebebeu a indicação de  Melhor Direção de Movimento na categoria especial  do Prêmio Cesgranrio 2014. É diretora de AUÊ, do grupo teatral  “Barca dos Corações Partidos”, o espetáculo  considerado um dos maiores  sucessos  de público e crítica das últimas temporadas. Duda venceu ainda o Prêmio Cesgranrio 2016, o Prêmio Botequim Cultural e o Prêmio Shell pela Melhor Direção em “Auê”. A peça também  venceu a categoria de Melhor Direção Musical e Melhor Espetáculo. O espetáculo também foi vencedor do Prêmio APTR, na categoria de Melhor Direção.

 

 


Apresentações

  • 18nov

    A GaiolaTEATRO SESC GAMA – SIND – QI 1, Brasília – DF, 72445-00015:00