Amazônia Jazz Band e Marcelo Martins (Saxofone)

  • 20:00
  • TEATRO SCHIVASAPPA - Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos, Belém - PA, 66035-340




Amazônia Jazz Band e Marcelo Martins (Saxofone)

Regente Titular: Nelson Neves

Solista: Marcelo Martins, saxofone

FOTO NATHÁLIA LOBATO2

A Amazônia Jazz Band foi formada, em 1994, com elementos remanescentes da extinta Big Band, grupo artístico da Fundação Carlos Gomes, até assumir um caráter profissional ao ser encampada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Pa), em 1996.

Atualmente é gerida em convênio com a Academia Paraense de Música (APM). O primeiro bandleader da AJB foi o gaúcho Andi Pereira, substituído pelo americano Barry Ford em 1999. Em 2005, o percussionista paulista Ricardo Aquino passou a responder pela regência. Desde 2012, o pianista, arranjador e regente Dr. Nelson Neves está à frente da Banda.

A qualidade técnica conquistada ao longo do tempo, aliada a versatilidade do repertório e a grande receptividade do público paraense, são características que marcam a trajetória da AJB. Esse repertório vem se renovando e diversificando constantemente. Cobre, atualmente, não só os clássicos norte-americanos escritos para essa formação, como as contribuições contemporâneas nacionais e internacionais.

Nos programas da AJB compositores como I. Stravinsky, D. Schostakovich, dividem espaço, por exemplo, com os paraenses Wilson Fonseca e Waldemar Henrique. Alguns dos mais significativos compositores brasileiros da atualidade escreveram peças especialmente para o grupo, assim como compositores e arranjadores locais.

Regência-Nelson-Neves---Foto-Paula-Prado

Regente Titular: Nelson Neves

Nelson Neves possui o grau de Doutor em Artes Musicais pela Universidade de Nebraska-Lincoln em piano performance. Mestrado em Música da Universidade Missouri-Columbia, em piano performance e Bacharel em Teologia com ênfase em Música Sacra na Faculdade Batista Equatorial. Vêm atuando em vários concertos pela Europa, Estados Unidos, Brasil e América do Sul. Venceu inúmeros concursos de piano de prestígio como a “Série Valores Novos” no Rio de Janeiro, o Concurso Nacional de Piano da Universidade da Bahia e o Concurso Nacional “Jovens Interpretes da Música Brasileira”, no Rio de Janeiro. Também conquistou vários primeiros lugares e prêmios importantes em numerosas competições nos EUA. Além de se apresentar em vários Festivais Internacionais pelo Brasil, excursionou extensivamente de 1997-1999 com a Amazônia Jazz Band por quase todo o Brasil e América do Sul. Em 2012, foi o arranjador de todas as músicas para a Amazônia Jazz Band e Coro no programa natalino da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Pa) denominado “Natal com Arte em toda parte”. Em Janeiro de 2012, retornou a Belém-PA a convite da Secretaria de Estado de Cultura do Pará – SECULT, para assumir o trabalho de Diretor Musical e Maestro da Amazônia Jazz Band.

 

213_marcelo2

Marcelo Martins, saxofone

Nascido em Niterói, o saxofonista, flautista e arranjador Marcelo Martins começou seus estudos de flauta aos oito anos na Orquestra do Instituto Abel, em Niterói. Cursou Teoria Musical no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro. Em 1989, foi convidado pelo cantor e compositor Djavan a integrar sua banda, participando da gravação e turnê de seis discos do artista. Em 1999, participou da turnê norte-americana do cantor e compositor Gilberto Gil. Em 1994, integrou a banda de Gal Costa nas gravações e turnês, brasileira e européia, dos discos “O sorriso do gato de Alice” e “Mina d’água do meu canto”. O artista acompanhou também Caetano Veloso, na gravação do CD “Fina Estampa” ao vivo. Em 1998, colaborou nas gravações do disco de Lulu Santos. Atuou como arranjador e instrumentista no disco do cantor Zé Ricardo, lançado pela Warner Music, 1998. Marcelo gravou Do Outro Lado, seu primeiro disco solo em 2013, pelo selo Niterói Discos.

Programa

A DEFINIR.

 


Fotos

Apresentações