Camerata Sinfônica da UFPA

  • 17:00
  • AMAPÁ GARDEN SHOPPING - Rod. Juscelino Kubitschek, Km 2, 2141 - Universidade, Macapá - AP, 68903-419




Camerata Sinfônica da UFPA

Regência: Maestrina Cibelle J. Donza

Camerata Sinfônica da UFPA

A Camerata Sinfônica da UFPA é formada pelos principais musicistas da Orquestra Sinfônica da UFPA “Altino Pimenta”.

Fundada em fevereiro de 2011, a Orquestra Sinfônica da UFPA “Altino Pimenta” (OSAP) recebeu este nome em homenagem ao compositor paraense Altino Pimenta, que enriqueceu o cenário musical do estado com suas composições, contribuindo para o desenvolvimento da música orquestral no Pará, além de estar intimamente ligado à escola de música da Universidade Federal do Pará.

Atualmente a orquestra principal conta com 45 músicos, entre alunos e professores. Dedica-se aos clássicos universais como Mozart, Beethoven e Vivaldi assim como destaca a produção musical paraense. Dentre suas principais atividades destacam-se os concertos didáticos intitulados “Com vocês, a orquestra”, a montagem da ópera Don Pasquale (Donizetti) no último semestre de 2014 e a ópera “La Traviata”, em 2015.

A Camerata conta com a regência da maestrina Cibelle J. Donza.

 

Foto: Tereza e Aryanne Fotografia

Regência: Maestrina Cibelle J. Donza

Atuou como Maestrina Assistente da OSTP (2016-2017). Tem atuado em importantes concertos, tais como no XXIX e XXX Festival Internacional de Música do Pará com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Foi maestrina assistente no XV Festival de Ópera do Pará em 2016 e 2017 e regeu o concerto de encerramento do XVI Festival de Ópera do Pará. É ainda, regente titular e diretora artística da Big Band Zarabatana Jazz Band.

Estudou no renomado “Conductors Institute at Bard” – na Universidade “Bard College”, NY -com o Maestro Harold Farberman (EUA) e com o Mo. Maurice Peress na Universidade de New York (CUNY) durante o “Conductors Workshop at Queens College”. Recebeu orientações do Maestro Miguel Campos Neto e em 2016 foi escolhida como Regente Ativa a participar do “8o Laboratório de Regência” com o maestro Fábio Mechetti regendo a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Foi também regente ativa no “V Workshop de Regência Orquestral” com o maestro Neil Thomson e a Orquestra Filarmônica de Goiás (2016). Teve a honra de reger em masterclasses com Marin Alsop, Valentina Peleggi, Leon Botstein, Guillermo Figueroa, Lawrence Golan, Tong Chen, Apo Hsu, Osvaldo Ferreira, dentre outros.

Participou da Conferência Internacional MultiOrquestra em 2014 e 2016, promovido pela British Council no Brasil, tendo sido uma das selecionadas para o curso “Liderança em orquestras”, ocorrido durante a pré-conferência.

Cibelle é Especialista em Composição (UFPA) e é professora na Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Pará (EMUFPA), nos núcleos de Composição, Teoria e Violão.

Programa

W. MOZART – Eine Kleine  Nachtmusik

Allegro

Romanze. Andante

Menuetto. Allegretto

Rondo. Allegro

 

ANTONIO VIVALDI – Primavera

Allegro (I mov)

 

CHIQUINHA GONZAGA – Gaúcho (corta jaca)

 

ASTOR PIAZZOLA – Libertango

 

JULES MASSENET – Meditação de Thais (arr. A VISOTSKY)

 

GUERRA-PEIXE – Mourão

 

ERNANI AGUIAR – Quatro Momentos n.3

 

WALDIR AZEVEDO – Brasileirinho

 

ZEQUINHA DE ABREU – Tico-Tico no Fubá

 

 


 

Apresentações