Coral do Amazonas

  • 19:00
  • IGREJA MATRIZ DE NOSSA SRA DA CONCEIÇÃO - R. Floriano Peixoto, 634, Central, Santarém - PA




Coral do Amazonas

Regente: Zacarias Fernandes

Coral do Amazonas

Coral do Amazonas, foto Bárbara Umbra

Coral do Amazonas

A história do Coral do Amazonas se confunde com a história da prática dos grupos corais no  Estado, pois ao longo da segunda metade do século XX vários corais representaram o Teatro Amazonas.

Coral João Gomes Junior, Coral Amazonas, Coral Pró Música do Teatro Amazonas e Coral do Teatro Amazonas, todos eles estreitamente ligados a seus regentes, como os maestros Nivaldo Santiago, Dirson Costa, Nelson Eddy Menezes e Zacarias Fernandes. Todos com a mesma característica: devotamento às artes, construindo cada um sua própria história.

Atualmente e efetivamente profissional, o Coral do Amazonas, foi reorganizado em 1997 pelo Governo do Estado, através do concurso público realizado pela Secretaria da Cultura, tornando-se o coral oficial do Estado do Amazonas. Desde então é dirigido pelo maestro Zacarias Fernandes.

Composto por 64 cantores distribuídos nos naipes sopranos, contraltos, tenores e baixos. Contando ainda na sua estrutura técnica uma pianista, um professor de canto e um preparador vocal assistente. A sua atuação no Estado do Amazonas compreende apresentações no Teatro Amazonas e nas diversas comunidades, o que o torna um dos mais apreciados grupos musicais do Estado.

Desde 1997 participa do Festival Amazonas de Ópera, sendo o primeiro corpo artístico amazonense  integrante das montagens operísticas e conta com um repertório com mais de 30 títulos de óperas. Na área fonográfica, o Coral do Amazonas gravou um CD com a Amazonas Filarmônica em 1998, a trilha sonora   CONE 3D, documentário da cineasta norte-america Sharon Lockhart, em 1999; e o musical DESSANA, na Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro em 2001. Há ainda diversos registros das edições do Festival Amazonas de Ópera e da Série Guaraná, com a Amazonas Filarmônica.

Na área de intercâmbio cultural, o Coral do Amazonas tem estado engajado na formação de seus integrantes, trazendo até Manaus renomados maestros estrangeiros para o estudo e apresentação de repertório especializado de seus países, como o argentino Nestor Andrenacci, o português Augusto Mesquita, o francês Thierry Thiebaut , a norte-americana Grace Saint Pierre e o sueco Erik Westberg.

 

Zacarias-Fernandes.web.01

Zacarias Fernandes, divulgação

Regente: Zacarias Fernandes

Pós-graduado em Educação e licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Federal do Amazonas.

Complementando a sua formação artística, participou de diversos cursos com renomados professores brasileiros e estrangeiros, como  Carlos Alberto Pinto Fonseca, Pedro Ferreira da Costa, Samuel Kerr, Marcos Leite e Carlos Alberto Figueiredo (Brasil), Néstor Andrenacci (Argentina), Joseph Pratts (Espanha), Alberto Grau (Venezuela), Diane Loomer (Canadá), Robert Sund (Suécia), Bob Chilcott (Inglaterra), Gunta Malevica (Letônia), Marjukka Riihimaki (Finlândia), Juan-Tony Guyzman (República Dominicana) e os norte-americanos  Carlyle Weiss,  Andre Thomas,  Paul Oakley, Eph Ehly, Janet Galván e Rodney Eichemberg.

É regente titular do Coral do Amazonas e professor do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, atuando nas áreas de técnica vocal e canto coral.

Foi professor de Regência e de Canto Coral na Universidade do Estado do Amazonas, desde a sua fundação, em 2001 até 2012. Regente fundador da Orquestra UEA Sinfônica, em 2011, com a qual realizou vários concertos, de outubro de 2011 até setembro de 2012.

Participa ativamente do movimento coral brasileiro, tendo atuado como regente em 21 estados brasileiros, em especial o Festival Nacional de Coros, no Maranhão, onde o Coral do Teatro Amazonas, sob sua direção, conquistou em 1992, o troféu de melhor coral pelos júris técnico e popular.

Desde o seu início em 1997 é o regente preparador do coro no Festival Amazonas de Ópera.

Além, de óperas, tem preparado uma vasta produção coral sinfônica.

A sua contribuição ao movimento coral brasileiro tem sido significativa, em especial na formação e manutenção de coros de empresas como Petrobras e Correios. Com os quais tem realizado centenas de apresentações.

Foi conselheiro da Confederação Brasileira de Coros durante seis anos (1991-1996).

Durante os últimos anos tem atuado na coordenação de grandes encontros de coros das empresas CORREIOS e PETROBRAS, com a participação de mais de 600 cantores em apresentacões conjuntas em diversas cidades brasileiras, como Brasília, Fortaleza, Natal, Salvador, Vitória, Curitiba, Campinas, Paulínia e Rio se Janeiro.

É membro fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Regentes Corais, tendo atuado como palestrante em cursos na área da música.

É o idealizador e coordenador artístico do projeto Amazônia em Coro, que visa implantar núcleos corais comunitários em todos os municípios da região norte do Brasil.  

 

Programa

À definir.

 


 

Apresentações

  • 25nov

    Coral do AmazonasIGREJA MATRIZ DE NOSSA SRA DA CONCEIÇÃO – R. Floriano Peixoto, 634, Central, Santarém – PA19:00

  • 26nov

    Coral do AmazonasESCADARIA DA IGREJA NOSSA SRA. DA SAÚDE – Praça 7 de Setembro, Alter do Chão, Santarém – PA20:00