Filarmônica de Santarém

  • 19:00
  • CASA DA CULTURA - Av. Borges Leal, Santarém - PA, 68040-080




Filarmônica de Santarém

Regência: Jonas Monteiro Arraes

orquestra-filarmonica-de-santarem-01

A Orquestra Filarmônica de Santarém é uma orquestra sinfônica que surgiu na cidade de Santarém, interior do estado do Pará. Dentre seus objetivos estão a expansão do seu repertório sinfônico além da divulgação da música erudita através de projetos, Concertos e outros eventos voltados para a população santarena e da Amazônia.

Seus primeiros ensaios ocorreram em agosto de 2013 contando inicialmente com aproximadamente 20 músicos formados pelos cursos de Prática Instrumental da Academia de Música da Filarmônica de Santarém. O lançamento oficial da Orquestra deu-se em 29 de outubro de 2013 na Câmara Municipal de Santarém. Desde seu lançamento a Orquestra Filarmônica de Santarém tem atendido a convites para apresentações em eventos na cidade de Santarém além de organizar Concertos sinfônicos onde tem apresentado obras de compositores como Bach, Vivaldi, Beethoven, Pachelbel, Tchaikovsky, Orff, dentre outros.

No período entre 2013 e 2015 esteve presente em aproximadamente 30 eventos públicos além de apresentar 6 concertos sinfônicos. Por tratar-se de uma orquestra sinfônica em formação a Orquestra Filarmônica de Santarém tem recebido regentes convidados que trabalham a performance da orquestra. Em maio de 2014 a Orquestra Filarmônica de Santarém recebeu o contrabaixista paraense Jonas Arraes e em junho do mesmo ano recebeu o regente paraense Amílcar Gomes.

A Orquestra Filarmônica de Santarém é composta pelas seções de cordas, sopros e percussão tendo hoje um total de 35 músicos selecionados na Academia de Música da Filarmônica e também por meio de Audições Externas. Além dos Concertos voltados ao repertório sinfônico a Orquestra Filarmônica de Santarém apresenta Concertos Didáticos tendo como foco o público das escolas locais e o público em geral e objetivando a formação de platéia.

jonas-monteiro-arraes-01

Regência: Jonas Monteiro Arraes

Contrabaixista de Formação, pertenceu a diversas   orquestras brasileiras. Como Regente atuou em diversos    eventos sinfônicos e corais. Foi regente da Orquestra     Jovem  da Fundação Carlos Gomes (1991-­‐2001), do Coral do SEBRAE, do Coral ESTACON, do Madrigal da UEPA,  das Banda  da Guarda  Municipal de Belém, entre outros  grupos. Coordenou diversos eventos culturais e  artísticos ao longo  dos  seus 40 anos de carreira.     Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade    Nacional de Rosário-­‐Argentina, possui graduação em Música pela  Universidade  Federal da  Bahia (1989) e  Mestrado em  Artes Musicais‐ Campbellsville University (2005). Atualmente é professor da  Universidade  do Estado do  Pará  e professor da  Fundação  Carlos  Gomes e  pesquisador  voluntário do     Museu da Universidade Federal do Pará, Pesquisador  associado ao GEMAM ‐ Grupo de Estudos Musicais da  Amazônia (UEPA)  e  GEPEM ‐Grupo de Estudo e Pesquisa   em Música (UEPA) atuando principalmente nos seguintes   temas: música, História, educação, cultura e acervo   musical.    

Programa

 

À definir.

 


 

Fotos

Apresentações