Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica

  • 19:00
  • CAF - CENTRO AMAZÔNICO DE FRONTEIRAS - Av. Cap. Ene Garcez (UFRR), Boa Vista - RR




Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica

Regência: Otávio Simões

Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica1

Criada em 2007 com o objetivo de fornecer uma experiência pré-profissional aos estudantes de música do Amazonas, a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica vem desenvolvendo um intense trabalho desde então, através da direção artística de Luiz Fernando Malheiro.

Composta por estudantes de alto nível, selecionados regularmente, e monitores profissionais da Amazonas Filarmônica, que atuam como lideres e orientadores, a Orquestra Experimental tem um repertório notavelmente brilhante, que inclui execuções da primeira e segundas sinfonias de Gustav Mahler, da fábula musical “Pedro e o Lobo” de Sergey Prokofiev, da Sinfonia n.7 “Leningrado” de Dmitri Shostakovich, bem  como as óperas “Maroquinhas FruFru” de Ernest Mahle, “Romeu e Julieta” de Charles Gounod, “Um Baile de Máscaras”, de Giuseppe Verdi, e a estreia mundial de “Onheama”, de João Guilherme Ripper, dentre outras.

Com manutenção da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, a Orquestra Experimental tornou-se rapidamente um dos mais versáteis grupos do Estado, ganhando notoriedade não somente com a performance do repertório sinfônico, mas também atuando em campos alternativos: é o caso de concertos que abrangem desde a música popular até a trilha de video-games, reforçando o talento e a excelência dos jovens músicos amazonenses.

otaviosimoes-regente 

Regência: Otávio Simões

Regente e arranjador nascido em São Paulo, formado pela Universidade de São Paulo (USP). Estudou regência sob orientação de maestros como Roberto Tibiriçá, Jamil Maluf, Johannes Schlaefli e Aylton Escobar. Em 2004 e 2005 trabalhou como regente assistente de Gil Jardim na Orquestra de Câmara da USP (OCAM).

Em 2008, a convite da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo/SP, ministrou o curso “Entendendo a Música Erudita”. No mundo da ópera e dos musicais, atuou em mais de 30 produções como stage manager, regente assistente e como diretor musical, em casas de espetáculo como Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Teatro Alfa, Teatro Brigadeiro (todos na capital paulista) e Teatro Amazonas.

Na televisão, Otávio Simões fez parte do júri no reality musical “Estilos”, exibido pela Rede Record em 2012. É autor de mais de 200 arranjos, transcrições, orquestrações e adaptações musicais diversas – entre elas, a orquestração do Hino Municipal de Manaus. Desde fevereiro de 2013, Otávio Simões é maestro assistente da Amazonas Filarmônica e da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

Programa

Primeira parte

Sérénade mélancolique, Op. 26
Pyotr Tchaikovsky (1840-1893)
Solista: Bogdan Hudzelaits

Concerto para Flauta (3. Movimento)
Mercadante Saverio (1795-1870)
Solista: Abrãao Araújo

Cinco Miniaturas Brasileiras
Edmundo Villani-Côrtes (1930)

Segunda parte

Pedro e o Lobo
Sergei Prokofiev (1891-1953)


Fotos

Apresentações