Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santóro

  • 09:00
  • CINE BRASILIA - EQS 106/107 - Asa Sul, Brasília - DF, 70345-400




Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santóro

Concertos Didáticos para Juventude

Regência: Cláudio Cohen

img_1543_credito_alan_moreira

Fundada em março de 1979 pelo Maestro e compositor Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro é uma das principais instituições do gênero no Brasil. Em sua trajetória de 35 anos de existência a OSTNCS, realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet, acompanhou importantes artistas nacionais e internacionais, realizou gravações, turnês nacionais e internacionais.

Artistas populares foram convidados das temporadas da orquestra, Martinho da Villa, Zizi Possi, Tom Jobim, Wagner Tiso, Ivan Lins, Fagner, Fafa de Belem, Sandra de Sá, Bibi Ferreira, Francis Hime, Sergio Ricardo, Toninho Ferragutti, Ed Motta, Spok Frevo, Plebe Rude, Paulinho da Viola, Toquinho e Hamilton de Holanda.

A OSTNCS realizou o primeiro show/concerto do novo Estádio Nacional “Mané Garrincha” em homenagem ao cantor e compositor Renato Russo reunindo um público de 50 mil pessoas. Nesta ocasião cantaram com a Orquestra , Ivete Sangalo, Fernanda Takay , Lobão, Ziizi Possi, Jerry Adriani e outros nomes da música brasileira, além de um holograma do Renato Russo.
Participou do concerto em celebração dos 40 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e China com a presença dos Chefes de Estados dos dois países. A OSTNCS realizou concertos em diversas cidades brasileiras e também na Itália, Portugal, Cuba, Coreia e no Brasil na Sala São Paulo, Festival de Campos do Jordão, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas, Palácio da Artes em Belo Horizonte entre outros. Gravou diversos discos com repertorio de música brasileira tendo um destaque especial para os títulos “Sinfonias dos 500 anos” e “Clássicos do Samba”.  É dirigida atualmente pelo Maestro Cláudio Cohen.

 

foto-cohen1-1

Claudio Cohen

Cidadão Honorário de Brasília, Cláudio Cohen é Maestro e Violinista, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior seja como maestro, solista, camerista bem como artista convidado dos principais festivais de música e orquestras do Brasil, é membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro onde atuou por muitos anos na condição de Spalla.

Atualmente é Maestro Titular e Diretor Musical da OSTNCS. Faz parte do Quarteto de Brasília com o qual já realizou turnês pelo Brasil, Ásia, Américas, Europa e gravou 9 CDs, o primeiro deles vencedor do Prêmio Sharp na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, é também ganhador do Prêmio OK de Cultura, indicação para o Prêmio TIM de música ano 2003, indicação para o VII Prêmio Carlos Gomes sendo em 2004 vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Prêmio Carlos Gomes com o Quarteto de Brasília, Prêmio Brasil de Excelência ALMUB 2006 e Prêmio Accorde Brasil 2008. Atuou como Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Filarmônica de Brasília nas temporadas de 2006 a 2010.

 


Fotos: Alan Moreira e José Gonçalo

Apresentações