Orquestra Sinfônica da UFPA

  • 19:00
  • C. D. C. JOÃO BATISTA DE A. PICANÇO – Av. Fab, 86 – Central, Macapá – AP, 68900-073




Orquestra Sinfônica da UFPA

Regente Titular: Miguel Campos Neto

Orquestra Sinfônica UFPA

A Orquestra Sinfônica UFPA “Altino Pimenta” apresenta concerto popular

Fundada em fevereiro de 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP) recebeu este nome em homenagem ao compositor paraense Altino Pimenta, que enriqueceu o cenário musical do estado com suas composições, contribuindo para o desenvolvimento da música orquestral no Pará, além de estar intimamente ligado à escola de música da Universidade Federal do Pará.

Atualmente a orquestra conta com 45 músicos dentre alunos e professores da instituição, a orquestra dedica-se não somente em fazer concertos dos clássicos universais como Mozart, Beethoven e Vivaldi como também dá destaque para a produção musical paraense. Dentre as suas principais apresentações estão o concerto didático intitulado “Com vocês, a orquestra”, a montagem experimental da ópera Don Pasquale (Gaettano Donizetti) no último semestre de 2014 e a ópera “La Traviata”, em 2015.

Maestro Miguel Campos Neto

Regente Titular: Miguel Campos Neto

Tem como regente titular o maestro Miguel Campos Neto. Após sua estreia na Ópera Salomé em novembro de 2012, a crítica especializada considerou Campos Neto um maestro que “dá ritmo teatral e fluência ao espetáculo e sabe recriar a linguagem musical específica dos personagens principais” (João Luiz Sampaio, O Estado de S. Paulo). Atualmente regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, da Orquestra Jovem Vale Música e da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (UFPA), Campos Neto, além de ser um dos fundadores da Chelsea Symphony de Nova York também atuou cinco anos como diretor artístico e regente titular da sinfônica nova-iorquina.
Como convidado regeu inúmeras orquestras: Orquestra Sinfônica de Porto Rico, The Mannes Orchestra, e Franz Liszt Orchestra Academy. Miguel Campos Neto, mestre do violino (bacharelado e mestrado) e da regência orquestral (mestrado), formou-se na Mannes College of Music de Nova York. Detentor de grande experiência, já dividiu os palcos com grandes solistas como Nelson Freire, Antonio Meneses, Robert Bonfiglio, e Emmanuelle Baldini , e dirigiu óperas como “La Traviata” e “Navio Fantasma”.


Fotos

Apresentações