Sebastiāo Tapajós Quinteto

  • 20:00
  • TEATRO AMAZONAS – Av. Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus – AM




Sebastiāo Tapajós Quinteto

Direção: Sebastião Tapajós – Violonista e compositor brasileiro

Sebastião Tapajós – Violão de Nylon, 6 cordas

Andresson Dourado – Piano

Igor Capela – Violão de Nylon, 7 cordas

Márcio Jardim – Percussão

Daniel Delatuche – Trompete

 

“Por entre as árvores”

Sebastião TapajósSebastião Tapajós 

Nascido em Alenquer em 1942, Tapajós mudou-se para Santarém ainda pequeno. Começou ainda criança a estudar violão. Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Na Espanha, estudou guitarra com Emilio Pujol e cursou o Instituto de Cultura Hispânica. Realizou recitais nesses dois países. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.

Ao longo de sua carreira, o artista já tocou com nomes conhecidos da MPB como Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bondolim, e internacionais como Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D´Rivera.

Tapajós é um músico consagrado na Europa, onde se apresentou um sem-número de vezes durante as últimas décadas, particularmente na Alemanha , e já lançou mais de cinqüenta discos. Tendo uma sólida carreira internacional, o violonista vem realizando todos os anos pelo menos duas turnês internacionais. Todos os seus discos têm sido relançados em CD em vários países.

Além de sua obra como instrumentista, é autor de várias canções, em parceria com Marilena Amaral, Paulinho Tapajós, Billy Blanco, Antonio Carlos Maranhão, Avelino V. do Vale e outros compositores.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Emílio Santiago, Miltinho, Pery Ribeiro, Jane Duboc, Maria Creuza, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Ana Lengruber e Cristina Caetano, entre outros. Segundo V. A. Bezerra, o estilo de tocar de Sebastião Tapajós é vigoroso e incisivo, e o som que tira do instrumento é cheio e encorpado. Ele gosta de utilizar efeitos percussivos, variações de timbre (do som mais doce, tocando próximo à boca do instrumento, ao mais metálico, próximo ao cavalete do instrumento), sons harmônicos, repetição ritmada de acordes em ostinato e outros recursos.”

Nos últimos anos, o violonista tem demonstrado um vigor impressionante compondo um grande número de novas obras, experimentando novas estéticas e revisando sua vasta produção. Em 2010 fez a direção artística do CD “Cristina Caetano interpreta Sebastião Tapajós e Parceiros”. Em seguida, em 2011, produziu e lançou os Cds “Cordas do Tapajós” e “Conversas de Violões”, com o amigo e parceiro Sérgio Ábalos. Já em 2012 lançou Suíte das Amazonas e remasterizou o clássico Painel, uma de suas obras mais conhecidas em todo o mundo. Em 2013 lançou e realizou turnê nacional com o CD Da Lapa ao Mascote, e lançou o DVD “Sebastião Tapajós e amigos solistas”.

Em 2013, Sebastião Tapajós recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Oeste do Pará. Sebastião Tapajós vive hoje em Santarém.

Programa: “Por entre as árvores”

Anacam

Por entre as árvores

Cheiro do Pará

Lua Joá

Ana Luisa

Um pró Ney

Edna

Igapó

Samba Swingado

Guitarrada Mestre Solano


 

 

Apresentações