- Este evento já passou.
Quinteto Villa-Lobos Celebração de 60 anos
15 de outubro de 2023 | 22:00 - 23:30
15 de outubro • 19h
Theatro da Paz
Rubem Schuenck, flauta
Rodrigo Herculano, oboé
Cristiano Alves, clarineta
Philip Doyle, trompa
Aloysio Fagerlande, fagote
Programa:
Ronaldo Miranda – Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros
Edino Krieger – Serenata a Cinco
Heitor Villa- Lobos – Martelo, das Bachianas Brasileiras N˚ 5
Adaptação: Nelson Ayres
Hermeto Pascoal – Suíte Norte, Sul, Leste, Oeste
Arranjo: Jacques Morelenbaum
Radamés Gnattali – Sonatina a Seis
Para Flauta, Oboé, Clarineta, Trompa, Fagote e Piano
Pianista convidada: Adriana Azulay
Quinteto Villa-Lobos
Um alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos, que em 2012 comemorou seu cinqüentenário de atividades ininterruptas. Fundado em 1962, desde então esmera-se na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino.
Atualmente é formado por Rubem Schuenck, flauta; Rodrigo Herculano, oboé; Cristiano Alves, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote.
Em sua discografia podemos destacar os CDs: Quinteto em Forma de Choros (Kuarup Discos), Fronteiras e Quinteto Villa-Lobos Convida (Rio Arte Digital), Um Sopro Novo (Selo Radio MEC), A Obra de Câmara para Sopros de Heitor Villa-Lobos (ABMDigital), Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974(Selo Radio MEC), agraciado com o Prêmio BR-Rival em 2008, Villa-Lobos – um clássico popular (Kalamata), em 2009 , Ernesto Nazareth (Kalamata)em 2011 e Rasgando Seda (Selo SESC-SP) neste ano, com obras de Guinga – indicado recentemente ao Grammy Latino.
Em 2001 e 2009 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Câmara nacional. Em 2006 foi premiado pela Funarte e realizou turnê com 12 concertos pelo Nordeste, além de ter encerrado a Copa da Cultura com concerto em Berlim, Alemanha.
Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê de lançamento do CD Quintetos de Sopro Brasileiros com concertos em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Em 2009 foi Quinteto Residente do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizou turnê, também a convite do Itamaraty, por vários países africanos, além de uma série de concertos para o lançamento do novo CD Villa-Lobos-um clássico popular por diversas cidades brasileiras, e encerrou o Festival Villa-Lobos promovido pela Radio-France, França, com um concerto em Paris, na Salle Olivier Messiaen.
Em 2010 participou de concertos comemorativos em Israel, nas cidades de Tel-Aviv, Jerusalém e Kfar Saba, a convite da Embaixada Brasileira por ocasião da visita do Presidente Luis Inácio Lula da Silva aquele país.
Em 2011 realizou turnê de lançamento do CD Ernesto Nazareth por várias cidades brasileiras, além de ter participado da XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Em 2012, ano da comemoração do cinqüentenário do grupo, recebeu e participou de diversas homenagens, como a primeira audição da obra Concerto a Cinco, de João Guilherme Ripper, em concertos com a Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, do lançamento do DVD e Bluray Quinteto Villa-Lobos – 50 Anos ( Premio FAM-2011, Prefeitura do Rio de Janeiro), além de turnê de lançamento no Estado de SP do CD Rasgando Seda (Selo SESC-SP), com obras de Guinga,
Em 2013 participou do Festival de Música Clássica Brasileira em Portugal, se apresentando em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Mafra. Também foi convidado a participar de uma série de eventos musicais paralelos à Feira do Livro de Frankfurt, em setembro, além de integrar a programação do Festival Cervantino no México, um dos maiores da América Latina, em outubro.
Em 2104 e 2017 se apresentou no importante Cartagena Music Festival na Colombia.
Em 2018, no palácio do Itamaraty, o grupo foi agraciado pelo ministro das relações exteriores, com a Comenda da Ordem de Rio Branco.
Em 2023 realiza uma série de concertos no CCBB Rio, comemorativa dos 60 anos de atividade ininterrupta.